Dentre outras coisas, fazer pós-graduação pode representar a possibilidade de desenvolvimento em uma área específica ou até mesmo uma mudança de carreira. Com duração mínima de 06 meses e máxima de 02 anos, a oferta em diferentes formatos é bem atrativa, o que pode causar muitas dúvidas. Mas não precisa se preocupar, vamos esclarecer e te ajudar a encontrar a melhor para o seu objetivo profissional.
Saber quais são as exigências para se matricular e se é possível cursar uma graduação e uma pós-graduação ao mesmo tempo, é um dos questionamentos que pode surgir para quem está interessado em avançar nos estudos. Pensando nisso, a Líbano esclarece os principais pontos relacionados ao assunto. Confira!
É possível fazer pós e graduação ao mesmo tempo?
Um dos pré-requisitos para fazer pós-graduação é ter concluído o curso de graduação. Porém, caso o aluno tenha interesse em adiantar os seus estudos, é perfeitamente possível cursá-la ao mesmo tempo. Isso porque o diploma de formação poderá ser apresentado posteriormente ao concluir a sua graduação.
Quem pode fazer?
Qualquer pessoa que tenha um diploma de graduação, seja licenciatura, bacharelado ou tecnológico, pode fazer o curso.
Outro fato importante, é que a pós não precisa ser na mesma área de conhecimento que a graduação. Uma pessoa formada em Administração, por exemplo, pode começar uma na área de artes, comunicação ou até mesmo na área da saúde.
Portanto, essa formação pode ser tanto uma possibilidade de ascensão em uma determinada profissão, quanto de mudança de carreira. É válido ressaltar, porém, que a pós-graduação em outra área não dá a possibilidade de exercer profissões regulamentadas como Engenharia, Medicina, Nutrição ou Direito.
Quais tipos de pós-graduação existem?
As pós-graduações disponíveis no mercado são divididas em dois grupos: lato sensu ou stricto sensu.
Dentre as do tipo stricto sensu estão o mestrado acadêmico, mestrado profissional, doutorado e pós-doutorado. Essas opções são indicadas para quem deseja ingressar em uma carreira acadêmica, pois são fundamentais para se tornar um pesquisador ou professor universitário. Porém, profissionais que atuam em empresas também podem cursá-las.
Já as especializações e os MBAs são classificadas como lato sensu e são voltadas para quem deseja se aperfeiçoar em uma área específica do mercado de trabalho.
A pesquisa Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior (Semesp) em 2020, revelou um aumento de 74% de alunos nessa modalidade de pós-graduação em relação aos últimos quatro anos. De acordo com o estudo, cerca de 5,7 milhões de pessoas com 24 anos ou mais concluíram um curso de especialização lato sensu. As áreas com maior procura são gestão, educação e saúde, respectivamente.
Qual é o título de quem faz pós?
O título de uma pessoa que concluiu uma pós-graduação varia de acordo com o curso escolhido. Quem faz especialização, recebe o título de especialista; quem conclui mestrado, recebe o título de mestre e quem conclui o doutorado ou o pós-doutorado recebe o título de doutor.
Onde encontrar?