As tarefas do gerente de projetos fazem parte de uma carreira que ganhou destaque nos últimos anos. Porém, ainda há muitas dúvidas sobre essa profissão. Atualmente, muitos profissionais têm se sentido atraídos pela área, mas não sabem o que é preciso para ocupar esse papel e ter sucesso nas corporações.
Por isso, o Tudo Sobre Pós desenvolveu um conteúdo completo sobre o tema, em que respondemos todas as suas perguntas sobre esse assunto. Confira abaixo e descubra!
Quais são as funções exercidas por um gestor de projetos?
A figura do gestor de projetos é basicamente a de pessoa que faz as coisas acontecerem. Ele é responsável por toda a rotina e por cada uma das etapas de um projeto, além de definir as metas e objetivos que devem ser alcançados. Ou seja, ele:
Define o cronograma e a ordem que cada etapa deve ser realizada;
Define quais os recursos necessários para a realização das etapas;
Elabora o orçamento para cobrir todos os gastos necessários com o projeto, além de aprová-lo com o financeiro da empresa;
Gere todo o trabalho dos envolvidos no projeto, garantindo a qualidade, o cumprimentos do prazo e a solução de qualquer tipo de contratempo.
Na prática, ele não realiza efetivamente nenhuma etapa do projeto, mas é totalmente responsável por coordenar as ações daqueles colaboradores que estão envolvidos. Ou seja, esse é o profissional que faz com que as estratégias da empresa com um determinado projeto sejam alcançadas.
O que é preciso para se tornar esse profissional?
Para se tornar um gestor de projetos de sucesso é preciso ser um profissional completo e conhecer profundamente todos os níveis de uma empresa, do operacional ao estratégico, e ser capaz de fazer uma ponte para alcançar os objetivos em curto, médio e longo prazos.
Como esse profissional é conhecido por seu caráter multidisciplinar, o cargo pode ser assumido por pessoas das mais diversas áreas. O que pode fazer diferença aqui, na verdade, são as certificações, como diplomas de pós-graduação e MBA.
A Líbano conta o curso perfeito para quem quer ingressar nessa carreira: a pós-graduação em Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis. Com ela, você aprenderá, além do processo de implementação de projetos em um ambiente de negócio, a utilizar as metodologias mais populares do mercado, como Kanban, SCRUM e BPM.
Se interessou? Confira as pós-graduações disponíveis para te ajudar na sua jornada para se tornar um gestor de projetos!