Ser psicólogo é, sem dúvidas, uma carreira muito bonita. O que muitas pessoas não imaginam é que existem diversas áreas da Psicologia que vão além do tradicional atendimento clínico.
Como as possibilidades de atuação são bastante variadas, o ideal é que cada um escolha uma ou mais especialidades para investir. Afinal, fazer uma boa especialização é algo que todos deveriam considerar, não só para conseguir oportunidades melhores, mas, também, para renovar os conhecimentos.
Você, sabe quais são essas áreas? Confira este post para conhecer algumas das principais indicações!
Psicologia de Trânsito
Todo tipo de “problema” relacionado ao trânsito pode ser uma responsabilidade desse especialista, tais como: avaliações psicológicas para condutores e futuros motoristas, ações para Centros de Formação de Condutores, ações socioeducativas com infratores etc.
Portanto, a função da Psicologia de Trânsito é justamente orientar e capacitar as pessoas envolvidas na área — sejam elas professores de direção, condutores e futuros condutores, ciclistas ou até mesmo os pedestres. As situações de risco existentes devem ser um dos seus principais focos.
Psicologia do Esporte
O trabalho de melhoria da performance de um atleta não exige esforços apenas físicos, mas, também, psicológicos. É preciso lidar com seus medos, ansiedades, entre outras condições que podem influenciar o seu foco na atividade.
Por isso, a ajuda de um especialista em Psicologia do Esporte é fundamental para orientar atletas e suas equipes técnicas. Outra possibilidade de atuação é auxiliar pais e familiares de jovens que estão entrando nesse tipo de carreira.
Psicologia do Trabalho
A seleção e treinamento de funcionários tem sido uma das áreas de grande destaque dentro das empresas. Também conhecido como Psicologia Organizacional, a Psicologia do Trabalho tem como objeto todo o contexto dentro das organizações.
O especialista no assunto deve ser capaz de analisar o ambiente de trabalho para propor estratégias de melhoria, considerando não apenas as metas da empresa, mas o desenvolvimento e o bem-estar dos seus colaboradores.
Psicologia e Identidade de Gênero
A importância das questões ligadas à identidade de gênero tem crescido cada vez mais, assim como o interesse das pessoas pela área. Os acontecimentos cotidianos no Brasil e no mundo reforçam a necessidade de dar mais atenção para o assunto.
Então, o profissional que deseja se aprofundar no tema pode aproveitar a oportunidade para estudar mais sobre ele, com o curso Gênero e Sexualidade, refletindo principalmente quais são as ações necessárias para trabalhar com esse público e ajudar a mudar alguns cenários negativos.
Psicologia Escolar e Inclusão
Outro tema de grande relevância, a inclusão nas escolas é um desafio para os profissionais que atuam na área educacional. As Instituições de Ensino reconhecidamente precisam ser mais democráticas e acolhedoras.
Para saber lidar com isso é preciso muito cuidado e estudo, fazendo esse processo com responsabilidade, consciência e, claro, com o suporte de pessoas especializadas na área de Psicologia Escolar e Inclusão.
Psicologia Forense e Jurídica
Atuar no âmbito da Justiça implica avaliar perfis criminológicos, fazer perícias, prestar consultoria em processos criminais, entre outras atividades semelhantes. Embora os cursos de graduação abordem um pouco desse conteúdo, a pós-graduação em Psicologia Forense e Jurídica proporciona uma capacitação técnica para os profissionais que atuam ou pretendem seguir nessa área.
Psicologia Hospitalar
Os casos vividos em um ambiente hospitalar, muitas vezes, requerem a ajuda de um psicólogo para auxiliar os pacientes e suas famílias a enfrentarem determinadas situações. O apoio dos médicos e dos outros profissionais envolvidos nem sempre é o suficiente.
Logo, é preciso trabalhar em conjunto para formar uma equipe forte de assistência à saúde. Além de lidar com a situação, o paciente também precisa do apoio de um especialista em Psicologia Hospitalar para sua recuperação física e mental.
Psicologia Infantil
Cada fase da vida tem suas características próprias, o que influencia nos problemas e questões enfrentadas pelas pessoas em determinadas idades. Por mais que cada um viva em circunstâncias diferentes, é natural que existam pontos em comum entre tanta gente.
Portanto, lidar com o público infanto-juvenil pode exigir algumas técnicas e metodologias específicas. Estudar Psicologia Infantil e o comportamento dessa faixa etária é um passo essencial para conhecer a fundo os principais transtornos e, consequentemente, os tratamentos mais adequados para cada caso.
Psicologia Positiva e Coaching
A procura por apoio psicológico é algo que cresceu significativamente nos últimos tempos. Além do atendimento clínico, o processo de Psicologia Positiva e Coaching ganhou destaque por valorizar a melhoria da performance das pessoas.
Logo, aquelas que estão interessadas em motivação e engajamento no trabalho ou em qualquer outro aspecto de suas vidas podem contar com um serviço especializado. No fim das contas, a ideia é trabalhar a positividade e o bem-estar dos interessados, favorecendo, assim, seus níveis de satisfação profissional ou pessoal.
Psicologia Sexual
Transtornos sexuais, psicossexualidade, traumas, transexualidade, entre tantos outros temas fazem parte da vida das pessoas em suas diferentes fases. Ter equilíbrio emocional em qualquer uma dessas situações é algo imprescindível para a preservação da saúde mental.
Diante disso, a especialização em Psicologia Sexual é muito importante para conhecer melhor essas questões e ajudar os pacientes a conviverem com elas de uma forma mais tranquila e saudável. O desenvolvimento de ações sociais é outra contribuição significativa desse tipo de especialista.
Psicologia de Grupos e Desenvolvimento de Equipes
Seja dentro de um ambiente corporativo ou não, colaborar para o desenvolvimento de times pode fazer parte das funções de um psicólogo — o que também requer o aprendizado em Psicologia de Grupo e Desenvolvimento de Equipes para ter contato com algumas teorias e técnicas particulares.
Dentre os seus principais desafios estão a motivação do grupo, a administração de diferentes personalidades e temperamentos, o estímulo à negociação e cooperação e, ainda, o trabalho para melhorar a produtividade pessoal e conjunta.
Psicologia Social
A relação do indivíduo com a sociedade é mais uma vertente que pode ser aprofundada. O profissional deve ser capaz de fazer pesquisas e elaborar soluções para melhorar a saúde mental da comunidade em que atua.
A especialização em Psicologia Social abre espaço para trabalhar em asilos, penitenciárias, Instituições de Ensino, centros de atendimento, Organizações Não Governamentais (ONGs), entre outros espaços.
Psicologia do Sono
Distúrbios do sono são cada vez mais frequentes entre as pessoas. As suas causas são bem variadas, se relacionando tanto ao caráter psicológico, como estresse, ansiedade, depressão, quanto ao biológico, como problemas respiratórios, desregulação hormonal, transtornos neurológicos, entre muitos outros.
A Psicologia do Sono é uma área que estuda a importância de uma noite bem-dormida para a funcionalidade regular do corpo, para a saúde mental e para o bem-estar geral dos indivíduos. O segmento também avalia como manter a higiene do sono e de que maneira as intervenções psicológicas agem nos hábitos de dormir.
Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
A interpretação sobre cada situação que ocorre na vida de uma pessoa diz muito sobre os seus padrões de comportamento. A Terapia Cognitivo Comportamental é a área que estuda como um indivíduo vê um acontecimento, em vez de o ocorrido em si, e a forma que essa visão afeta seus pensamentos, humor e saúde mental.
Essa é uma técnica psicoterapêutica que vem se popularizando cada vez mais. A abordagem direta permite entender escolhas, relacionamentos, desenvolvimento cognitivo, entre outras características que compõem uma pessoa.
Por isso, é muito utilizada para o tratamento e acompanhamento de distúrbios psicológicos, como a ansiedade, depressão, déficit de atenção e problemas de aprendizagem, transtornos de autoimagem, traumas, fobias, vícios, entre outros.
Psicomotricidade
O movimento faz parte de cada etapa da vida, seja humana ou não, voluntário ou involuntário, com ou sem finalidade. A ciência que estuda a sua relação com aspectos psicológicos, afetivos e intelectuais é chamada de Psicomotricidade.
Essa área avalia como uma pessoa se relaciona com o ambiente e os impactos que essa relação traz para a sua saúde mental, desenvolvimento cognitivo, memória, interações sociais e diversas outras esferas relevantes em sua vida.
Como você pôde perceber, existem diversas áreas da Psicologia que podem ser exploradas. Sendo assim, basta encontrar a que pareça mais interessante para você e dedicar-se à pós-graduação que ofereça o estudo de temas relacionados ao segmento escolhido. Assim, além de mais conhecimento você poderá garantir uma especialidade e uma nova área de atuação.
Este post ajudou você? Tem interesse em conhecer mais sobre os nossos cursos? Então, entre em contato conosco agora mesmo para ter acesso a mais informações!