Ser estudante é, por muitas vezes, bastante cansativo, principalmente por causa das provas, trabalhos e grana curta para quase tudo o que se quer fazer. Em compensação, o aluno tem alguns benefícios que lhe são concedidos justamente por estar estudando. Mas será que essas vantagens também são destinadas a quem está fazendo uma pós-graduação?
A resposta é: sim!
Estudantes que estejam cursando uma pós-graduação também têm direito a receber uma carteirinha estudantil da instituição que frequentam, por exemplo, ou dar entrada em outro documento que os qualificam como alunos. Isso garante a eles a meia-entrada nos termos da Lei Federal 12.933/2013. Ela dispõe sobre o acesso em salas de cinema, teatros, espetáculos musicais, entre outros mediante o pagamento de metade do preço cobrado do público em geral.
Seguindo o determinado por essa lei, estão envolvidos entre os benefícios dos alunos matriculados no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e graduação, além de todos os alunos que estiverem cursando uma pós-graduação, seja ela lato sensu (especialização e MBA) ou stricto sensu (mestrado ou doutorado).
Em alguns municípios brasileiros existe a possibilidade de estudantes adquirirem uma carteirinha para pagarem uma tarifa menor no transporte público ou, então, passarem livremente por essas catracas.
Em São Paulo, por exemplo, existe o Bilhete Único estudantil, que é direcionado, segundo o site da SPTrans, a alunos do Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Profissionalizante, Superior e Tecnológico, na rede pública municipal, estadual e federal ou na rede privada de ensino.
Segundo a central de atendimento ao aluno da empresa (oferecida pelo telefone 156), alunos da pós-graduação (lato ou stricto sensu) estão inseridos no grupo de estudantes autorizados a requerer o bilhete estudantil. Para isso é necessário que a instituição de ensino em que o estudante esteja matriculado seja credenciada na SPTrans.
Isso é válido tanto para quem está fazendo um curso presencial, quanto para aqueles que estudam a distância. Ou seja, mesmo que você esteja fazendo uma especialização é possível requerer esse tipo de benefício.
Para isso, consulte as regras de transporte na sua cidade e, claro, verifique com sua faculdade ou universidade quais são os programas que ela está cadastrada e que os estudantes podem aderir.