Quer saber a diferença entre diploma e certificado? Então, chegou ao conteúdo certo!
Entender as características de cada um é importante, pois ajuda a definir qual deles você mais precisa para cumprir seus objetivos.
Por exemplo, ao concluir a graduação, você terá um diploma, e se fizer uma pós-graduação EAD, saiba que receberá um certificado ao final.
Por isso, leia este artigo até o final e saiba mais sobre cada um deles. Boa leitura!
O que é um diploma?
Para começar a entender a diferença entre diploma e certificado, vamos iniciar a discussão pela definição de diploma.
Esse é um documento que o estudante recebe depois de concluir a graduação ou algum curso de pós-graduação stricto sensu, como o mestrado e o doutorado.
Para ter validade em todo o território nacional, ele precisa do reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).
Além disso, as instituições que desejam emitir diplomas também precisam do reconhecimento do MEC.
Quem recebe um diploma tem a autorização para exercer a profissão para a qual se formou ao longo dos estudos.
Afinal, esse documento comprova a habilitação do profissional para atuar na área relativa aos seus estudos.
Portanto, com um diploma, você pode se candidatar a vagas de emprego que exigem formação específica, tanto no setor público quanto no privado.
O que é um certificado?
O certificado é um documento, assim como o diploma. No entanto, ele apresenta características próprias que é importante conhecer.
Por exemplo, um certificado é menos formal do que um diploma. Isso porque, não é necessário reconhecimento do MEC para a sua emissão.
Dessa forma, a instituição de ensino não precisa ser reconhecida, visto que é possível emitir certificado para diversos tipos de curso.
Por exemplo, ao terminar um curso de idiomas, de informática ou de técnicas de culinária, você pode receber um certificado de conclusão.
Da mesma forma, você recebe um certificado ao concluir um curso de pós-graduação, pois o MEC autoriza o oferecimento desses cursos desde que sejam cumpridos determinados requisitos.
Dessa forma, o certificado serve tanto para comprovar o título de especialista, quanto para indicar a conclusão de um curso de aperfeiçoamento, curso técnico ou atividades complementares.
Afinal, qual a diferença entre diploma e certificado?
Até aqui, comentamos cada um desses documentos de forma separada, pois consideramos que, assim, fica mais fácil de entender cada um.
A partir de agora, vamos falar sobre a diferença entre diploma e certificado, comentando alguns aspectos sobre os dois comprovantes.
Por isso, preste atenção aos itens a seguir.
Emissão
A respeito da emissão do diploma e do certificado, de acordo com o que comentamos anteriormente, precisamos prestar atenção ao tipo de curso realizado.
Sendo assim, o diploma é o documento que o estudante recebe no final da sua formação superior inicial, ou seja, sua graduação.
Por exemplo, ao terminar o curso de Administração, emite-se um diploma de bacharelado no referido curso.
Vale reforçar que esse documento só tem valor se a instituição emissora tiver o devido reconhecimento junto ao Ministério da Educação.
Já o certificado é um atestado e, por isso, qualquer instituição pode emiti-lo. Por exemplo, ao participar de um treinamento de vendas, os cursistas podem receber um certificado, mesmo que a instituição não seja reconhecida pelo MEC.
Reconhecimento do MEC
Este aspecto está relacionado ao que acabamos de comentar. Afinal, você acabou de ver que o diploma depende do reconhecimento.
Assim, caso você se forme em um curso superior em uma instituição que não tenha reconhecimento, ou em um curso que ainda não tenha sido reconhecido, seu diploma não terá validade.
Isso acontece porque, antes de receber o reconhecimento, os cursos de graduação são autorizados pelo MEC e, ao longo dos primeiros anos, passam por algumas avaliações.
Depois disso, se atender a todos os requisitos, o curso finalmente recebe o devido reconhecimento e, com isso, o diploma dos alunos formados passa a ter validade.
Já os certificados independem dessa análise. No entanto, no caso do certificado de pós-graduação, também é necessário cumprir alguns requisitos do MEC.
Ainda assim, as exigências para a oferta de pós-graduação são menores. Portanto, é mais fácil encontrar instituições de ensino oferecendo cursos com certificados válidos em todo o Brasil.
Formalidade e finalidade
Em relação à formalidade, reforçamos que o diploma é um documento mais formal que o certificado.
Com ele, é possível comprovar a habilitação para trabalhar em sua área de formação. Assim, é interessante saber que os diplomas podem ser de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.
Além disso, eles são importantes para quem deseja progredir nos estudos em uma pós-graduação, seja ela lato sensu ou stricto sensu.
Já o certificado é menos formal, pois pode atestar, além da conclusão da especialização ou do MBA, a participação em cursos livres, técnicos ou profissionalizantes.
Diferença entre diploma e certificado: qual o melhor?
A decisão entre o diploma ou o certificado depende das suas intenções. Porém, é sempre importante ter um diploma para poder concorrer a vagas de emprego que exigem formação específica, bem como para seguir com os estudos.
Mas para você perceber que a importância de cada um depende da sua situação, vale destacar os cursos complementares que todo estudante da graduação deve fazer.
Para comprovar o cumprimento das horas extras, é importante participar de cursos e eventos que disponibilizam certificados de participação.
Além disso, para entrar no mestrado e no doutorado, você deve ter um certificado de proficiência em uma língua estrangeira.
Por isso, repare que ambos são importantes, basta analisar as suas necessidades e ver qual deles é o mais indicado para você.
Lembre-se de que, para que seus comprovantes gerem melhores resultados, é interessante escolher boas instituições para obter seu diploma ou certificado.
Matricule-se em uma pós-graduação e conquiste seu certificado
Agora, você sabe quais são as principais diferenças entre diploma e certificado no que se refere à emissão, reconhecimento e finalidades.
Por isso, não se esqueça de que um diploma é um documento formal que abre possibilidades de trabalho e continuação dos estudos.
Já o certificado é importante para que você comprove participação em cursos e eventos, bem como para atestar seu título de especialista.
Isso é fundamental, pois uma especialização ou um MBA pode abrir novas oportunidades em um curto período de tempo.
Por isso, se você deseja alavancar sua carreira, faça a sua matrícula no Instituto Líbano e estude em uma instituição reconhecida pelo MEC com mais de 600 cursos reconhecidos.
Se este artigo te ajudou, confira outras publicações do Blog da Líbano.