Ainda estamos no início do segundo semestre letivo e ainda dá tempo dos estudantes conseguirem um estágio. Neste período, com o encaminhamento para diminuição dos impactos da pandemia e reabertura dos escritórios, muitas oportunidades podem surgir. Para aproveitar as chances que podem aparecer é importante prestar atenção em alguns aspectos que fazem a diferença em um processo de seleção.
Por ser um momento que marca o começo da carreira, é comum não ter tanta familiaridade com o ambiente profissional. Por isso, alguns erros são comuns e podem interferir neste processo. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te auxiliar na busca por um estágio. Confira:
Prepare-se para o recrutamento online
Durante a pandemia de Covid-19, muitas empresas aderiram ao recrutamento online, através de entrevistas por videoconferência. Por isso, é importante que o estudante já esteja preparado, pois pode ser convocado para participar deste tipo de processo.
Além dos cuidados comuns para uma entrevista de estágio, é necessário prestar atenção ao ambiente escolhido para o recrutamento online, verificar a qualidade da internet e tecnologias de comunicação, além de desativar notificações e ter cuidado com o visual.
Seja antenado com as novas tendências
Cada vez mais as empresas buscam profissionais diferenciados, que estejam antenados com as novas tendências do mercado e consiga refletir para além da sua área. Para isso, é fundamental ter uma constância de leitura, ser bem informado e saber onde encontrar informações nos meios de comunicação.
Conheça as novidades que acontecem no mundo, não fique preso somente a um tipo de conteúdo e saiba desenvolver diferentes assuntos. Esse é um comportamento típico de quem valoriza e busca novos conhecimentos.
Cuide da sua rede de contatos
É muito comum que a gente consiga ter acesso a novas oportunidades a partir da nossa rede de contatos. Desenvolver o seu networking é uma ferramenta importante para o crescimento da sua carreira. Socialize e conheça pessoas da sua área e de outros segmentos. Isso não significa ‘puxar o saco’ das pessoas e manter relações por puro interesse, mas estar aberto para conhecer novas pessoas e agregar conhecimentos com elas.
Invista em seu currículo
Mesmo sem experiências profissionais, é possível ter um currículo que chame atenção dos recrutadores. Você pode conseguir isso através de qualificações diferenciadas, como os cursos EAD. Além de ampliarem e aprofundarem informações, técnicas e estratégias, eles são um diferencial para o currículo. Por serem de curta duração, não se torna cansativo para o estudante investir seu tempo nestas formações.
Outro fator que chama atenção são os projetos de voluntariado e curso de idiomas. Dominar outra língua é fundamental para quem sonha com uma carreira de sucesso e deseja ingressar no mercado profissional com um perfil que se destaque.