Ignorar links

Você sabe quanto tempo deve estudar por dia no Ead? 

Afinal de contas, quanto tempo estudar por dia no EaD? Essa é uma das dúvidas de quem quer começar um curso a distância.

De fato, existem muitas vantagens em estudar online. Contudo, para ter sucesso na modalidade, é preciso planejar bem o tempo a fim de dar conta de todas as tarefas do dia a dia. 

Por isso, a gente criou um post pra mostrar, de uma vez por todas, quanto tempo estudar por dia no EaD. Você descobre, ainda, como preparar a sua agenda para curtir ao máximo esse tipo de ensino. 

Vamos lá?

Em suma, para se dar bem no EaD, você pode estudar de 4 a 12 horas por semana, pelo menos. Contudo, saiba que esse tempo é muito relativo, pois cada aluno tem um ritmo de aprendizagem distinto.

Além do mais, não é o tempo que faz a diferença, mas a frequência nos estudos. Por esse motivo, é preciso analisar a sua rotina para descobrir quanto tempo estudar por dia no EaD.

Isso pode ajudar você a buscar boas táticas pra dar conta das tarefas do dia a dia. A gente fala mais sobre o assunto a seguir. Continue lendo!

Veja como preparar a rotina de estudos no EaD

Saber como preparar uma rotina de estudos quando se estuda a distância faz total diferença na hora de assimilar os conteúdos. Por isso, confira as dicas que a gente trouxe!

Faça um cronograma de estudos

Em primeiro lugar, para saber quanto tempo estudar por dia no EaD, crie um cronograma de estudos. Sem dúvidas, esse recurso ajudará você a se planejar de verdade.

Sendo assim, veja sua rotina e as tarefas que precisa cumprir ao longo da semana. Você trabalha ou faz academia? Faz mais cursos? Quais afazeres ocupam seu dia? Além disso, considere refeições, horas de sono e de lazer.

Dessa maneira, dá pra saber quanto tempo você tem para se dedicar de fato. Além do mais, fica mais fácil pensar nos horários, preparar a agenda e cumprir as metas.

Veja, a seguir, dicas para criar um cronograma de estudos eficaz:

defina um tempo pra falar com os professores, os tutores e colegas no ambiente online;

faça pausas entre os estudos;

estude primeiro as matérias mais difíceis;

seja flexível e considere os imprevistos e as mudanças na rotina.

Trace metas reais

Saiba que suas metas têm de ser bem realistas, viu? Isto é, se não dá pra estudar 12 horas por semana, não há porquê para se forçar a ir além, por exemplo. Lembre-se de que é preciso obedecer aos seus limites para evitar frustrações lá na frente. 

Em suma, metas são legais pra manter a motivação e o foco no ensino online, mas elas precisam ser reais. Portanto, vá com calma e respeite o seu ritmo.

Conheça o seu perfil de aprendizagem

Conhecer o seu perfil de aprendizagem pode ajudar você a saber quanto tempo deve estudar por dia no EaD. Como a gente falou, cada aluno tem um modo diferente de assimilar as matérias.

Por esse motivo, vale a pena saber o seu para melhorar o aprendizado e, de quebra, seus resultados. Se interessou? Veja, a seguir, qual perfil de aprendizagem tem a ver com você:

Visual

Quando o aprendizado ocorre por estímulos visuais, como gráficos, fotos, slides ou mapas mentais.

Auditivo

Quando o aprendizado ocorre por estímulos do som, como gravações de aula, leituras em voz alta e discussões em grupo.

Cinestésico

Quando o aprendizado ocorre por meio de situações práticas e que precisam de movimento e esforço físico.

Nada impede que você transite pelos três estilos. O ato de aprender é individual e único — e depende de fatores internos e externos. Assim, saiba que não há fórmula certa para assimilar os conteúdos, ok?

Escolha uma técnica de estudo

E então, já descobriu qual é o seu perfil de aprendizagem? Agora que sabe mais sobre o assunto, é bom pensar em métodos de estudo para melhorar o aprendizado e turbinar os resultados.

Com o passar do tempo, é comum criar um jeito próprio de estudar e que funcione bem pra você. Mas, vale a pena testar outras formas de aprendizado que podem dar muito certo também.

A gente listou três a seguir. Olha só:

Autoexplicação

Aqui, a ideia é ler um conteúdo e explicá-lo usando as suas próprias palavras. A técnica parece simples, mas é muito eficaz, ainda mais quando feita durante o aprendizado. Você pode usar o recurso na frente do espelho.

Mapas mentais

O mapa mental funciona como uma espécie de resumo de um conteúdo. É ideal pra quem quer poupar tempo e aprender os conceitos com rapidez.

Palavras, ícones, flechas e cores diferentes podem compor essa técnica de aprendizado, que costuma incitar muito a criatividade.

Áudios

A vantagem das gravações em áudio é que podem ser ouvidas em qualquer lugar e a qualquer hora. Basta um gravador ou mesmo o seu celular pra colocar em prática o método.

Então, o que acha de ter sua própria aula ou os resumos que faz sobre as matérias em áudio? Podcasts são legais para incluir na rotina de estudos também.

Tenha um canto de estudos

Por fim, tenha um local só pra estudar. É importante pensar em um canto especial só seu pra focar nas matérias.

Pode ser o quarto, contanto que ele esteja pronto para atender às suas necessidades. Ah, e não vale estudar na cama, não. Se fizer isso, o cérebro vai achar que é hora de relaxar, não estudar.

Opte por uma mesa ampla para deixar as coisas à mão, além de uma cadeira com apoio de braços. Isso evita dores nos ombros e nas costas no futuro. Pra deixar tudo em ordem, tenha prateleiras e estantes abertas.

Outra dica de ouro é estudar em um lugar bem claro, arejado e fácil de ajeitar. O ideal é que seja longe de ruídos para você não perder o foco por nada. 

Já sabe quanto tempo estudar por dia no EaD? Como você pôde ver, com muita preparação e disciplina, é possível aproveitar melhor os estudos sem afetar a sua rotina.  

E aí, acha que é a hora de pensar no seu sucesso profissional? Então, conheça os cursos da Líbano!

Deixe um comentário

🍪 Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.