A prova de Títulos, também chamada de Avaliação de Títulos, é uma etapa de caráter classificatório que pode ser utilizada em concursos públicos para conceder uma pontuação adicional aos candidatos do certame que demonstrem maior especialização acadêmica ou profissional para o cargo que pretendem ocupar.
São muitos os títulos que podem ser considerados em uma prova de títulos mas, apesar de variar muito de edital para edital, é muito comum que a maioria dos concursos públicos considerem diplomas e certificados de pós-graduação para cessão de uma grande quantidade de pontos extras. Mas quanto realmente vale uma pós-graduação na prova de títulos? Acompanhe o artigo para descobrir!
Prova de Títulos: como saber quantos pontos vale uma pós-graduação?
O primeiro passo para saber a quantidade de pontos que o seu diploma de pós-graduação pode te ceder em um determinado certame é identificar se essa etapa faz parte da estrutura avaliativa.
Você pode fazer isso consultando o edital do concurso. Caso a Avaliação de Títulos seja um dos critérios utilizados, ele estará devidamente listado no edital do concurso público, muito frequentemente acompanhado de uma tabela ou descrição textual sobre as especificações, valor de cada título e pontuação máxima.
Também estão indicados no edital as formas de envio dos títulos, bem como as datas limites para apresentação dos documentos. Vale lembrar que, para maioria dos concursos públicos, a avaliação de títulos acontece após a divulgação dos resultados das etapas eliminatórias e classificatórias (provas objetivas e discursivas). Por isso, o candidato tem até o momento da apresentação dos títulos para ter os documentos em mãos para envio. Caso você tenha se inscrito no certame e iniciado um programa de pós-graduação logo depois, você poderá utilizá-lo na prova do seu certame se conseguir concluí-lo no prazo para apresentação.
A partir do exemplo acima, você pode perceber que são cobrados diversos tipos de títulos, mas os diplomas de pós-graduação Stricto e Lato-sensu estão no topo com as maiores pontuações. Essa é uma ocorrência comum na maioria dos concursos públicos que apresentam a Prova de Títulos.
Prova de Títulos: Como conquistar títulos?
Em tese, a conquista de títulos válidos para a Prova de Títulos ocorre sempre que existe a busca por aperfeiçoamento acadêmico ou profissional. Todavia, para que sejam reconhecidos e considerados como critérios de avaliação, todos os certificados e diplomas devem ser oficiais e vir de cursos ou Instituições de ensino reconhecidos pelo MEC.
Para consultar mais detalhes sobre a validade legal e mecanismos que regulamentam a avaliação de títulos, você pode consultar o artigo 37 da Constituição Federal de 1888, além do decreto nº 9.739 de 28 de março de 2019. É importante sempre salientar que existe liberdade por parte das bancas organizadoras para decidir quais títulos serão considerados, bem como o número máximo de pontos dedicado a cada categoria.
De modo geral, os títulos aceitos pela grande maioria dos editais de concurso públicos são:
Pós-graduação Stricto-sensu (mestrado e dourado); Pós-graduação Lato-sensu (especialização e MBAs);Comprovação de experiência profissional.
Em alguns casos, também pode se aplicar:
Certificados de cursos de aperfeiçoamento;Cursos profissionalizantes;Publicação de livros e artigos científicos.Prova de Títulos: Por que fazer uma pós-graduação?
Em um contexto de competitividade, cada ponto pode fazer a diferença. Imagine conquistar 12 pontos adicionais apenas com uma titulação? Isso é o que pode acontecer em Concursos voltados para a área da pesquisa, como o Concurso Funceme.
Confira abaixo os critérios para Avaliação de Títulos do último Concurso Funceme de 2018:
Em comparação com o Concurso MP AP, é perceptível a alteração de pontuação para cada um dos títulos. Também é possível perceber que estão presentes apenas programas de pós-graduação como títulos elegíveis para a pontuação.
Por isso, se você nunca considerou uma pós-graduação por achar que ela não seria importante para uma carreira pública, é hora de mudar isso! A pós-graduação, em todas as suas modalidades, pode te ajudar não só a conquistar o cargo público, como adquirir adicionais de remuneração válidos até mesmo depois que você se aposentar como servidor público.
Saiba mais sobre as vantagens de uma pós-graduação para o servidor público
Conquiste sua pós-graduação lato-sensu em 6 meses com a Líbano.
Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?