Decidir qual pós-graduação fazer não é uma missão fácil. Será que é melhor continuar na área que está trabalhando ou mudar? Fazer uma especialização realmente vai fazer a diferença na sua carreira? São muitas perguntas que nos deixam totalmente perdidos.
Se liga nas dicas!
É por isso que, antes de ir logo fazendo a sua matrícula em um curso, tenha em mente alguns pontos fundamentais, como as características da escola, das aulas e, claro, como todo aquele conteúdo aprendido poderá ser vantajoso à sua carreira. Quem afirma isso é Raffa Virth, especialista em gestão de carreiras.
Por onde começo?
De acordo com o entrevistado, o primeiro a se fazer é decidir qual pós-graduação tem mais a sua cara. Para isso, tenha em mente quais são seus objetivos profissionais, o que você espera da sua carreira e como uma pós-graduação pode ajudar nisso tudo. “O ideal é fazer a pós quando já se tem certeza como poderá incluir seu aprendizado na prática. Isso vai além de apenas incluir o curso no currículo. Está mais ligado a ganhar conhecimento e aplicá-lo na vida”, declara.
Vale lembrar que hoje existem duas modalidades de pós-graduação: a lato sensu (que inclui especializações e MBA) e a stricto sensu (mestrado e doutorado). Além disso, existem opções de aulas presenciais, a distância e também semipresenciais. Esses são pontos que também precisam ser analisados com atenção antes de se dar continuidade à escolha.
Decidindo onde fazer
Chegou, então, a hora de se escolher uma faculdade. Para Raffa, é ideal se observar se o curso escolhido respeita as 360 horas mínimas determinadas pelo Ministério da Educação (MEC), além da própria instituição ser reconhecida pelo órgão.
“É ideal procurar todas as informações sobre o próprio curso também, como a grade de aulas para ter certeza que elas serão compatíveis com o que você espera. Ainda, pesquise a respeito do corpo docente e currículos desses professores, os quais podem ser encontrados facilmente na internet”, diz o especialista.
Segundo ele, ainda, o aluno não deve avaliar uma pós-graduação apenas pela “marca do curso”, ou seja, apenas pelo nome da instituição ou como ela é avaliada. É claro que essas são informações importantes na hora da escolha, porém, como dito antes, o mais importante é avaliar como o conhecimento aprendido nas aulas poderá ser otimizado e colocado em prática na carreira profissional do estudante.
Bora se especializar?
Se você já sabe qual pós fazer, e não quer abrir mão de um ensino de qualidade por um precinho, fique de olho nas milhares de opções disponíveis pela Líbano.
E aí, partiu estudar? Então dê uma olhada na pós que é sua cara!