Cada vez mais os brasileiros procuram se aperfeiçoar acadêmica e profissionalmente, por meio da conquista da especialização em sua área de atuação. Nesse cenário, as maiores buscas estão relacionadas aos programas de pós-graduação EAD lato-sensu devido à sua praticidade, rapidez e melhor custo-benefício. Afinal, nestes casos, não é incomum que todas as etapas aconteçam majoritariamente em ambiente virtual.
Conheça todos os benefícios de se conquistar uma pós-graduação
Apesar de ter crescido muito nos últimos anos, o modelo de ensino EAD ainda é cercado de dúvidas, especialmente considerando que muitos brasileiros só passaram a considerá-lo depois da pandemia do coronavírus. Uma das perguntas mais frequentes diz respeito às formas de avaliação: Afinal, como são feitas as avaliações em uma pós-graduação EAD lato-sensu? Todas elas são à distância? São trabalhos, provas, simulados? É necessário fazer um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)? Acompanhe o artigo para descobrir!
Pós-Graduação EAD: como são as avaliações? Conheça os 5 principais tipos
Os cursos de pós-graduação EAD (especialmente na modalidade lato-sensu), são muito variados. Dessa forma, é muito comum que os cronogramas também se diferenciem em relação aos tipos e periodicidade de avaliação realizadas. Contudo, de modo geral, podemos citar 5 principais tipos de avaliação utilizados em programas de pós-graduação EAD lato-sensu.
Pós-Graduação EAD: Trabalhos e atividades
Assim como em uma pós-graduação lato-sensu presencial, um aluno de pós-graduação EAD lato-sensu também pode ter de realizar alguns trabalhos a fim de adquirir, aplicar e fortalecer os conhecimentos ministrados na disciplina em questão. Esses trabalhos podem ser individuais ou em grupo, a depender da escolha da instituição de ensino responsável pelo cronograma e aparecer nos seguintes formatos:
Exercícios;
Simulados;
Estudos de caso;
Pesquisas;
Apresentações (presenciais ou virtuais) de resultados de atividades ou trabalhos.
A constância para a realização desses trabalhos pode ser quinzenal, mensal, trimestral ou semestral, de acordo com o cronograma do curso específico.
Pós-Graduação EAD: Provas
Assim como os trabalhos, as provas da pós-graduação EAD lato sensu vão variar em periodicidade e volume de acordo com as diretrizes expressas no cronograma do curso.
Elas poderão ser objetivas ou discursivas, 100% em ambiente digital ou requerer que o aluno compareça a um dos polos mais próximos da instituição de ensino para sua realização. Em alguns casos, provas são aplicadas apenas ao final da pós-graduação EAD lato-sensu, para comprovar os conhecimentos e realizar a cessão do certificado.
Todas essas condições devem constar no cronograma do seu curso de pós-graduação. Por isso, tenha certeza de ler tudo com cuidado antes de se matricular.
Pós-Graduação EAD: TCC
O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) pode ser aplicado para alguns cursos de pós-graduação EAD lato-sensu. Contudo, desde a publicação da resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018, essa forma de avaliação deixou de ser obrigatória pelo MEC para a conclusão e cessão de certificado de pós-graduação lato sensu EAD. Com essa resolução, a obtenção da especialização se torna ainda mais rápida e prática.
Isso significa que o aluno não pode realizar o TCC?
Não, significa que o aluno pode optar por não realizar o TCC. A realização de um TCC muitas vezes motiva a publicação de artigos científicos ou mesmo o início de um projeto de pesquisa. Por isso, a depender dos objetivos e motivações do aluno, ele poderá realizar o TCC, que será devidamente corrigido pela instituição de ensino, oficializado e receberá também uma nota.
Existe alguma sanção para o aluno que não realizar o TCC?
Não. A certificação para o aluno que fez e não fez o TCC é a mesma, não constando a ausência ou realização do trabalho no certificado de conclusão.
Pós-Graduação EAD: Fóruns de discussão
A presença física nas aulas de uma pós-graduação EAD Lato-Sensu, geralmente não é um critério avaliativo, especialmente considerando que podem ser 100% online e acessadas de acordo com a disponibilidade de cada aluno. Todavia, algumas instituições de ensino podem decidir avaliar essa presença e interação entre alunos e professores de uma maneira diferente, por meio da abertura de fóruns de discussão.
Os assuntos abordados nesses fóruns podem envolver estudos de caso ou questões levantadas pelos professores, que serão mediadores da discussão. A avaliação geralmente é feita a partir da relevância de comentário de cada aluno e sua capacidade de dialogar com outros companheiros de classe.
Pós-Graduação EAD: Encontros presenciais
Alguns cursos de pós EAD operam no regime 80/20: isto é, 80% de atividades online e 20% presenciais. Esses encontros presenciais podem ocorrer para realização de provas, reuniões de formulação do TCC, projetos de pesquisa ou mesmo eventos avaliativos da instituição de ensino.
Analogamente, existem instituições de ensino que realizam seus cronogramas em um regime 100% online. Nesse caso, o aluno não precisa comparecer a um dos polos físicos da instituição de ensino em nenhum momento. Os dois modelos são regulamentados e autorizados pelo MEC, ficando a cargo do programa de cada curso de pós-graduação EAD.