Qualquer pessoa com um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação lato sensu (especialização). Ou seja, se você é formado em Administração não há problema em fazer uma pós-graduação em Psicologia, mas temos alguns “poréns” pela frente.
Se o objetivo do curso for a mudança de carreira, saiba que a sua atuação será limitada – ou seja, o profissional ficará impossibilitado de trabalhar na área clínica oferecendo atendimento a pacientes, por exemplo. Mas os conhecimentos adquiridos durante os meses de estudo serão positivos e adequados ao contexto atual sem dificuldades.
Este foi o caso de Érica Gonçallves, 42 anos, graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Psicologia Organizacional. Ela atua como gerente de Recursos Humanos em uma multinacional do ramo de bebidas e conta que o curso, concluído em 2018, na em uma Faculdade parceira da Unimais, agregou questões que colaboram com processos ainda mais assertivos na empresa.
“O importante é entender que o curso é um adicional para o desenvolvimento de profissionais que almejam enriquecer sua carreira. Quando optei pela pós em Psicologia eu sabia que não poderia abrir o meu consultório, mas na empresa eu tenho a chance de ajudar, de maneira bem próxima, aqueles que precisam de um direcionamento. Esse é o grande diferencial”, comenta.
Mas você sabe quais são os cursos disponíveis em uma pós em Administração? A equipe da Líbano te dá uma mãozinha:
1. Psicologia infantil
Aqueles que cursarem psicologia infantil irá trabalhar com psicoterapia. O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, uma vez que, por meio de brincadeiras, ela pode expandir seus sentimentos acumulados e ressignificar eventuais acontecimentos traumatizantes. É, basicamente, ramo da ciência que trata das questões psíquicas de crianças. O estudante conclui o curso em até seis meses.
2. Psicologia social
Trata-se de uma vertente da Psicologia mais tradicional, só que focada no estudo do comportamento humano nas relações sociais. É um estudo mais coletivo, em que todos os indivíduos são levados em conta durante o levantamento de dados. A pós-graduação em Psicologia Social promove não só a formação crítica do aluno, como também o aprofundamento dos conhecimentos relativos à área a partir de diversas concepções.
3. Psicologia hospitalar
Com duração de dez meses, essa pós é direcionada para estudantes com diploma em Psicologia, Medicina, Enfermagem e demais esferas da saúde, e que estão interessados em se especializar e aprimorar seus conhecimentos relativos a essa área. Este curso irá formar profissionais para trabalhar com a saúde mental do paciente internado.
4. Neuropsicologia
Voltada aos graduados em Psicologia, a pós-graduação em Neuropsicologia se faz completa após seis meses de estudo e vai ajudar o estudante a entender melhor as relações entre o cérebro e o comportamento humano. É uma área com avanço significativo nos últimos anos, principalmente por conta do aumento no volume de pesquisas sobre o cérebro.
6. Psicologia Clínica
Voltada para psicólogos, essa pós tem duração de seis meses e fornece embasamento para a melhor compreensão sobre a mente humana e a sua interlocução com a atualidade. A formação visa aprimorar o exercício do psicólogo em escutar o paciente, ouvir suas histórias e, com isso, ajudá-lo em um diagnóstico.
7. Psicologia do Esporte
O objetivo do psicólogo do esporte é compreender como os fatores psicológicos influenciam a performance física e entender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, saúde e bem-estar do ser humano nessa atmosfera. É um curso elaborado para profissionais de Educação Física, Psicologia e outros cursos da área da saúde que atuam com o esporte e áreas relacionadas.
Bora começar a sua pós? Se a resposta for sim, fique ligado: temos mais de 70% de desconto nas mensalidades. São centenas de opções para que você vire um especialista na área que desejar, inclusive em Psicologia.